Como funciona o sistema Acessibilidade Ilhéus

Com o objetivo de cadastrar novos usuários e recadastrar os que já usam a gratuidade, a Secretaria da Assistência Social de Ilhéus (SEAS), em parceria com a ONG Cruzada do Bem pelo Bem criaram um sistema que necessitará da presença física de cada pessoa interessada no cadastro, com acompanhamento dos trâmites do processo através deste site, criado especialmente para isso. Veja aqui detalhadamente cada passo que o deficiente físico e eventuais acompanhantes deverão seguir para fazer a sua parte, garantindo assim a sua gratuidade no transporte público.

1 - A partir do dia 01 de Junho, cada interessado deve se dirigir à Secretaria da Assistência Social de Ilhéus (SEAS), onde será recebido por um funcionário, que solicitará alguns dados básicos, preenchendo-os em um formulário especialmente criado para isso no site. Nesta mesma seção será agendada uma visita à ONG Cruzada do Bem pelo Bem, onde, na data estabelecida, será feita a segunda e última parte do cadastro.

2 - Nesta mesma visita à Secretaria do Desenvolvimento Social, cada pessoa cadastrada receberá um nome de usuário e senha para que possa visitar o site www.acessibilidadeilheus.com.br e acompanhar cada passo do processo de cadastro em que está.

3 - Já na Cruzada do Bem pelo Bem, onde o cadastro já estará previamente selecionado, o usuário deve comparecer para a conclusão do mesmo. A partir de então, o mesmo deverá aguardar uma correspondência, que será enviada no endereço especificado no formulário, informando sobre a aprovação do cadastro e marcando uma data para receber o cartão gratuidade.



O Site
No endereço www.acessibilidadeilheus.com.br funciona um sistema de acompanhamento de processo que facilitará a informação ao usuário sobre cada passo do seu processo de aprovação do Cartão Gratuidade. A navegação é muito fácil: na página inicial já existe em primeiro plano um campo de login, solicitando a senha fornecida pela Secretaria do Desenvolvimento Social, no ato do cadastro. Feito o login, o usuário poderá acompanhar cada passo do andamento do processo, sabendo exatamente qual a situação a cada dia. Além do sistema, o site também funciona como uma central de informação, com notícias atualizadas, enquetes, página de contatos, etc.



Uma nova era foi inaugurada para os idosos e deficientes de Ilhéus
Iniciou neste 01 de junho de 2009 o recadastramento dos usuários da gratuidade no transporte público na cidade, com o objetivo principal de defender o direito que os mesmos tem de se locomoverem pelos bairros do município com segurança, de forma gratuita.

O trabalho, que cumpre um Decreto assinado pelo prefeito Nilton Lima, está acontecendo na Secretaria da Assistência Social - SEAS, onde uma equipe recebe e inclui em um sistema online todos os dados das pessoas usuárias da gratuidade, além de cadastrar interessados em obtê-la.

"Esta é mais uma promessa de campanha, que graças a Deus, estamos conseguindo realizar", declarou o prefeito Nilton Lima durante a cerimônia de assinatura do decreto na semana anterior, na sede da Cruzada do Bem pelo Bem. De fato, o principal objetivo acessibilidadeilheus.com.br e seu cadastro é o de garantir que todos que necessitam da gratuidade no transporte, desfrutem do serviço.

Para fazer o recadastramento ou solicitar a gratuidade, cada usuário deve se dirigir a Secretaria da Assistência Social - SEAS, portando os seguintes documentos originais e xerox:
- Carteira de Identidade
- CPF
- Comprovante de Renda
- Comprovante de Residência
- Laudo médico atualizado